Plano Pastoral e Sacramental

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça junho 9, 2022 19:11 Atualizado

PLANO PASTORAL DIOCESANO

O Plano de Pastoral da Diocese de Santo Amaro, preparado ao longo de anos de trabalho, incluindo a pesquisa sociorreligiosa, é o resultado de um comprometimento intenso vindo da base. Os leigos, os consagrados e os presbíteros foram envolvidos neste processo de preparação e, agradecendo a Deus, nos ofereceram um instrumento de trabalho orientando a nossa pastoral para os próximos cinco anos (2022-2027).
“Na estrada de Jesus: em saída por Cristo, com Cristo e em Cristo”: o tema proposto nos lembra o que já foi abordado no Documento de Aparecida, em que se acenava ao fato de que cada Diocese necessitaria fortalecer a sua consciência missionária, saindo ao encontro dos que ainda não creem em Cristo, no espaço do próprio território, e responder, adequadamente, aos grandes problemas da sociedade na qual está inserida. (DAp 168)
Como os discípulos de Emaús, somos enviados pelo Mestre. Ele está ao nosso lado e nos acompanha, para que evangelizemos com novo entusiasmo e ardor. A Palavra e a Eucaristia serão o nosso fundamento principal para a formação de uma Igreja sempre mais missionária. Nestes anos futuros, procuraremos reevangelizar os que já têm uma longa caminhada na Igreja, mas, sobretudo, com espírito materno, iremos à procura daqueles filhos e filhas que, por vários motivos, abandonaram o caminho e se perderam.

Download: Plano Pastoral Diocese de Santo Amaro

PLANO SACRAMENTAL DIOCESANO

O documento do Concílio Vaticano II sobre a Liturgia afirma que “os sacramentos se destinam à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e, ainda, ao culto a ser prestado a Deus” (Sacrosanctum Concilium, 59). Eles supõem a fé, alimentam-na, fortalecem-na e a exprimem. Eles transmitem a graça e, ao mesmo tempo, preparam os fiéis “do melhor modo possível, para receberem frutuosamente a graça, cultuarem devidamente a Deus e praticarem a caridade”.
Ao aprovar este Diretório Sacramental Diocesano, recordo a todos que, quanto mais os sacramentos forem recebidos depois de cuidadosa preparação, tanto mais frutuosa será a vivência em sua comunidade. Neste Diretório, não há somente um conjunto de normas e regras a serem observadas, mas há, sobretudo, uma linguagem comum, que deveria levar cada ministro do sacramento a seguir os parâmetros da Igreja, que, na sua sabedoria e pedagogia, experimentada ao longo dos séculos, vem proporcionando a melhor maneira para mergulhar no Mistério.

Download: Plano Sacramental Diocese de Santo Amaro

Pe Fabricio Mendonça