Carta Pastoral

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça junho 9, 2022 19:12 Atualizado

Carta Pastoral

Cartas pastorais são documentos do magistério ordinário dos bispos em suas dioceses. Em geral, são construídas em uma estrutura que exige preâmbulo, saudação, encomendações, e um corpo temático que envolve normatizações na administração dos sacramentos, correção dos fiéis e do clero, doutrinação sobre os pontos essenciais da fé, exigências quanto à administração e escrituração paroquial, exortações aos párocos, famílias e professores, ensino do catecismo etc. (LONDOÑO, 2002; ARAÚJO, 1986).

O costume de publicá-las foi generalizado no episcopado nacional, instrumentos por excelência para a difusão de um programa e a execução de um projeto. As cartas pastorais representam o bispo junto aos fiéis, tanto ao expressar, através dos suportes simbólicos do texto em sua organização e imagens, as suas preocupações, interesses e determinações, quanto as suas relações com os poderes, o clero, a sociedade. Dessa forma, incorporam tradições, sistemas de valores, formas institucionais, em suma, as imagens com que o grupo veicula e gere sua identidade.

Neste ano de 2022, Dom José Negri entregou ao clero, religiosos e todo os fiéis da Diocese de Santo Amaro, na Santa Missa da unidade, na quarta-feira Santa, este presente que tem como foco as catequistas, haja vista que neste ano nossa diocese se dedica ao ano do Catequistas.

Leia a carta na íntegra: Carta Pastoral 2022 | Dom José Negri

Pe Fabricio Mendonça