Frei Antônio Moser fala sobre o Sínodo da Família com a Pascom

Por Pascom Diocesana novembro 6, 2015 09:24

Frei Antônio Moser fala sobre o Sínodo da Família com a Pascom

A Pascom diocesana esteve com Frei Antônio Moser, que foi nomeado pelo Papa Francisco como colaborador do Secretariado Especial do Sínodo da Família. Ele foi o orientador do curso de atualização do clero diocesano, que terminou nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, na Casa de Retiro das Irmãs Cabrini, no Jardim São Bernardo, Setor Interlagos. Assim ele introduziu sua explanação:

“É uma alegria muito grande estar aqui, na Diocese de Santo Amaro, com o clero, em um encontro de formação. É uma alegria porque há muito tempo conheço Dom Fernando, estudamos juntos durante cinco anos, trabalhamos juntos na pastoral e ele se tornou Bispo de uma diocese nova, que ninguém sabia onde ficava, e hoje é uma das grandes e mais importantes dioceses do Brasil.

O que nós abordamos neste curso é o tema do Sínodo dos Bispos sobre a Família ou, se quiserem, sobre a Pastoral Familiar. Este sínodo é o segundo; no ano passado houve o primeiro, que foi chamado de Sínodo Extraordinário, e teve a finalidade de coletar as impressões que vieram do povo de Deus e fazer o primeiro documento. Em seguida, neste ano, temos o Sínodo Ordinário, o décimo quarto sínodo desde a sua criação, em 1965, pelo Papa Paulo VI. Este é um sínodo eminentemente pastoral: não aborda questões de fé, mas questões pastorais, mais exatamente como proceder para que o povo de Deus, e o povo em geral, perceba que a nossa Igreja não é a Igreja do “não”, “não pode”, “não deve”, “é pecado”, mas é a Igreja que abre novos horizontes de vida, mostrando como seguir Jesus Cristo, possibilitando a criação de uma nova sociedade”.

Colaboração: Pe. Silvio Mori – Pascom Diocesana

Por Pascom Diocesana novembro 6, 2015 09:24