Dom Fernando Figueiredo encerra Simpósio de Teologia 2016
Os diálogos foram promovidos pelo Instituto São Boaventura
O Simpósio de Teologia, promovido pelo Instituto São Boaventura, teve a participação de Dom Fernando Antônio Figueiredo, Bispo emérito da Diocese de Santo Amaro para seu encerramento, com o Tema: O Alvorecer da Igreja na África.
A palestra abordou temas como a Patrística e Patrologia, passando por vários filósofos dos primeiros séculos como São Justino, Clemente de Roma, Tertuliano, Alexandrino e outros, responsáveis pela doutrinação da Igreja. Dentre os ensinamentos, Dom Fernando lembrou que esses “primeiros livros foram escritos por necessidades de comunicação”.
O Bispo ainda lembrou que o Alvorecer da Igreja na África tem início no século III, onde marcou a difusão do cristianismo. A partir do século VI, a Igreja vive a Paz Constantiniana, e surge o pensamento teológico; com eles a vida monacal, os concílios ecumênicos e a Doutrina Social da Igreja, que mais tarde sofrera perseguições do ano 310 até 313 quando Constantino I legalizou a religião cristã.
A fim de ilustrar a palestra, Dom Fernando utilizou toda a sua didática para questionar os seminaristas presentes sobre esses grandes pensadores da Igreja. O padre Ari Ribeiro, também conhecedor profundo de patrística, pode em diversos momentos participar do diálogo com o bispo.
O evento formativo, foi direcionado para seminaristas, padres, leigos consagrados e toda a comunidade interessada na história da Igreja.