Semana Santa: Missa da instituição da Eucaristia e do sacerdócio

Por Pascom Diocesana abril 14, 2017 09:28

Semana Santa: Missa da instituição da Eucaristia e do sacerdócio

Na noite de quinta-feira, dia 13 de abril, iniciou-se em toda a Igreja solenemente o Tríduo Pascal, o dia da entrega. “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora” (Jo 13,1a).

O bispo diocesano, Dom José Negri, pime celebrou a missa da quinta-feira santa na Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro e Santa Rosalia, setor Santa Catarina.

quinta-feira-santa (8)A Missa da Quinta-feira Santa relembra a última ceia que Jesus tomou com seus Apóstolos, em preparação à Páscoa. Durante a Ceia, Jesus surpreendeu a todos ao se levantar e lavar os pés de cada um dos Apóstolos, mostrando que a autoridade só pode ser entendida como serviço aos outros. Depois da purificação, Jesus instituiu a Eucaristia, repartindo o pão e o vinho, transformados em seu Corpo e Sangue.

A celebração não termina com a bênção. Depois da Missa, transfere-se o Santíssimo Sacramento para um altar lateral ou para um local apropriado, onde acontece a Vigília Eucarística, conforme costume de cada comunidade.

Confira outros momentos da celebração:

Por Pascom Diocesana abril 14, 2017 09:28