O Sacramento da Confirmação

Por Pascom Diocesana dezembro 15, 2014 08:58 Atualizado

Ontem, domingo dia 14, Dom Fernando A. Figueiredo, OFM ministrou o sacramento do Crisma para os jovens e adultos do Santuário Mãe de Deus e também do Santuário São Judas Tadeu, esta celebração foi a última do ano pastoral de 2014 e aproximadamente 530 pessoas foram confirmadas na fé da Igreja de Cristo.

Dom Fernando A. Figueiredo, OFM fala do significado deste sacramento e a importância deste na vida de cada pessoa que confirma sua fé e passa a ser luz na vida de todos nos lugares onde convive cotidianamente.

“O Sacramento da crisma tem um significado muito grande. Jesus prometeu enviar o Espírito Santo, espírito paraclito, o espírito da verdade. Prometeu aos apóstolos e a igreja que receberiam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, iluminados fortalecidos por ele, eles vão anunciar a mensagem o evangelho do amor e da misericórdia a todas as pessoas. Para aqueles que são crismados é um pentecostes, eles recebem de modo especial o Espírito Santo para serem os filhos da luz, para serem anunciadores do evangelho do amor e da misericórdia, serem presença dos ensinamentos de Jesus, luz que ilumina este mundo em todos os seus aspectos, social, político, na sua vida particular, na sua vida familiar, é o Espírito Santo presente no coração de cada um, presente na Igreja.”

Maurício Bispo dos Santos é o coordenador de Catequese do Santuário Mãe de Deus, ele explica que a Confirmação na fé católica é uma adesão plena a igreja de Jesus e também renovação do batismo.

“Na vida do cristão católico é essencial o sacramento da confirmação, visando que cada um daqueles que receberam esse sacramento esta confirmando a sua adesão à igreja de Jesus Cristo, através da confirmação, renovando seu batismo. É de extrema importância que cada pessoa que recebe esse sacramento esteja vivenciando sua fé e através da sua fé levando para outras pessoas e renovando, confirmando o seu batismo neste momento.”

Já Francisco José Carvalho, coordenador geral das pastorais do Santuário São Judas Tadeu, fala da importância da fé que é fortalecida através da experiência de cada um com Cristo.

“O sacramento do Crisma ou da Confirmação para o católico é absolutamente indispensável para ele construir em si mesmo a fé. A fé que é algo indiscutível difícil de ser mensurada. A partir da experiência da vida, da palavra meditada, do evangelho e da eucaristia recebida pelos crismados, tem o seu encontro especial para com Cristo e esperamos que de agora em diante assumam o caminho que assumiram os apóstolos, foram enviados para evangelizar, para construir um mundo de paz, um mundo cada vez melhor. É isso que o Senhor espera deles e a igreja estará ao lado deles para ajudar, colaborar e por isso nada melhor que receber esse sacramento que é fundamental, a efusão do Espírito Santo.”

Agradecimentos:
Equipe do Santuário Mãe de Deus.

Por Pascom Diocesana dezembro 15, 2014 08:58 Atualizado