Monsenhor Marcelo Antônio é nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro, pelo Papa Francisco.

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça fevereiro 15, 2023 08:02

Monsenhor Marcelo Antônio da Silva, atual pároco da Paróquia São Pancrácio, Vigário Geral da Diocese de Santo Amaro e Diretor Geral do Instituto São Boaventura é nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro.

Dom José Negri, emitiu um decreto, comunicando esta notícia a toda diocese:

No dia de hoje, 15 de fevereiro de 2023, tenho a satisfação de comunicar que o Santo Padre Francisco fez um presente para a Diocese de Santo Amaro, nomeando o mons. Marcelo Antonio da Silva como Bispo de Tabaicara e Auxiliar da Diocese de Santo Amaro.

Sua Excelência Rev.ma Mons. Marcelo Antonio será ordenado Bispo no dia 1º de maio, festa de São José Operário, na Paróquia São João de Britto, às 10h00.

Agradeçamos a Deus e ao Santo Padre por nos concederem esse presente: com certeza, nesta decisão, devem ter sido levadas em conta a dimensão da nossa grande Diocese e a necessidade de estarmos mais presentes no território, para atendermos às múltiplas demandas da população.

BIOGRAFIA

Nascido aos 19 de abril de 1972, na cidade de Apucarana, no Paraná, Marcelo Antônio da Silva, desde tenra idade viveu a fé católica em seu lar.

Ingressou no Seminário Diocesano de Santo Amaro no ano de 1991. No período de formação seminarística cursou Licenciatura Plena em Filosofia (1991-1993) no Centro Universitário Assunção (UNIFAI – Brasil). Em 1997 recebeu o título de Bacharel em Teologia pela mesma Universidade, com a monografia: A Celebração da Páscoa Cristã: Celebrações do Tríduo Pascal e Seus Símbolos”.

Em 01 de novembro de 1997 – Festa de todos os Santos – foi ordenado presbítero pelas mãos de S. Ex.ª Revma. Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Forania Santo Amaro.

Logo que ordenado sacerdote, em 03 de novembro de 1997, foi nomeado e empossado reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, onde desempenhou seu ministério sacerdotal por 7 anos. Em 2002 aprofundou os estudos na língua latina e grega pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI – Brasil).

Em 13 de fevereiro de 2005, Pe. Marcelo foi feito Pároco da Paróquia Sagrada Família – Forania Santo Amaro, onde pastoreou por 6 anos. Em 2006 iniciou seus estudos de aprofundamento no campo da Teologia Moral cursando Mestrado em Bioética no Centro Universitário São Camilo. Recebeu o título de Mestre com a dissertação: “Interface entre Teologia Moral e Bioética – o Serviço à Vida Humana” no ano de 2008.

Em 2010 conclui a especialização em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pontifícia Academia para a Vida, com o estudo: “Alguns Marcos do Desenvolvimento da Teologia Moral e Sua Colaboração com a Ética Médica e a Bioética”.

Aos 13 de fevereiro de 2011 a Paróquia Nossa Senhora da Esperança – Forania Veleiros recebe o Pe. Marcelo Antônio como seu pastor e cura de almas, onde permaneceu por 8 anos. Em sua formação complementar estudou no Centro Universitário São Camilo, USC, “os Desafios da Ética, da Vida e da Saúde”.

No período de 2012-2015, compondo o corpo docente do Instituto São Boaventura, prossegue seus estudos acadêmicos, tornando-se Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, USC – Brasil,  com a tese Strictu Sensu: “A Contribuição do Pensamento Personalista de Karol Wojtyla para a Bioética”.

Neste mesmo ano de seu doutorado (2015), assume como Diretor Geral o Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, onde os seminaristas diocesanos recebem a formação Intelectual em vista da ordenação.

Tendo em vista as necessidades pastorais e administrativas da Diocese de Santo Amaro, em 09 de dezembro de 2019, Dom José Negri, nomeia Pe. Marcelo A. Silva como Vigário Geral. Aos 29 do mesmo mês é empossado pároco na Paróquia São Pancrácio – Forania Veleiros, onde trabalhou até o presente.

Visando o ofício de Vigário Geral, no ano de 2022, Pe. Marcelo Antônio da Silva recebe o título de Monsenhor, passando a ser chamado carinhosamente pelo clero e por todo o povo de Deus de Mons. Marcelinho.

Atualmente, Mons. Marcelo Antônio da Silva é Diretor Acadêmico e Professor de Ética e Bioética do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura; Coordenador dos Cursos de Filosofia e Teologia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Membro do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Bioética do Estado de São Paulo; Membro do Grupo de Trabalho de Bioética para o Ensino Médio do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Vigário Geral da Diocese de Santo Amaro e Pároco da Paróquia São Pancrácio.

Acompanhe alguns registros fotográficos destes anos!

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça fevereiro 15, 2023 08:02