Diocese celebra a ordenação diaconal de nove seminaristas
Neste sábado, 02 de fevereiro, nove jovens seminaristas receberam, através da imposição das mãos e a oração realizada pelo bispo diocesano, Dom José Negri-pime, o primeiro grau do sacramento da Ordem, o Diaconato. A celebração foi realizada no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Aflitos, setor Sabará.
Foram ordenados cinco diáconos transitórios diocesanos: Henrique, Diogo, Fabrício, Régis e Lucas e quatro diáconos religiosos dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo (CMES): Frei Paulo, Frei Daniel, Frei Edson e Frei Sebastião.
Através da oração do bispo o ordenando como diácono é consagrado a Deus para que envie sobre ele os dons do Espírito Santo para que ele possa exercer com fidelidade o ministério de serviço.
O DIÁCONO TRANSITÓRIO
Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.
A Ordem confere ao diácono um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos.Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele.
Confira alguns momentos: