Começa a 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Santo Amaro

Por Pascom Diocesana fevereiro 20, 2021 21:31

Começa a 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Santo Amaro

Colaboração: Pe. Flaviano Walger – Fotos: PASCOM

O senhor bispo diocesano de Santo Amaro, Dom José Negri, PIME deu início na manhã de 20 de fevereiro à 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Santo Amaro, com o tema Na Estrada de Jesus: Em Saída por Cristo, com Cristo e em Cristo e o lema “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32). O encontro foi acolhido na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, com a presença dos integrantes do Conselho de Pastoral, representantes de religiosos, comunidades novas e de todas as paróquias dos 11 setores, além das Forças Vivas (os coordenadores e assessores diocesanos).

Após a leitura bíblica do Evangelho da tarde da Ressurreição que trata dos discípulos de Emaús, ícone referencial da Assembleia, Dom José retomou os principais pontos da sua carta pastoral para o Biênio da Eucaristia (2020-2021). Com paralelos com o momento atual, ele observou como ambos os discípulos na estrada acabavam se tornando base de desânimo e negatividade para o outro. Até que a presença de Jesus transforma tudo.

Essa conversão, essa mudança, só é possível com base em dois pontos: a Palavra de Deus e a Eucaristia (lembrando o Beato Carlo Acutis). Dessa forma, Dom José destacou os pilares para qualquer trabalho pastoral ir adiante. Aliado a outro pilar que não pode faltar: oração. Ele lembrou a necessidade de que todos, na assembleia e nos trabalhos pastorais, se mantenham firmes e dispostos a apoiar a Igreja. Somente a unidade pode permitir aos católicos passar pelos momentos de dificuldade.

Na sequência, o Padre Doutor Marcelo Antônio da Silva falou do Diretório Administrativo da Diocese de Santo Amaro, ressaltando elementos que auxiliam no processo de evangelização. Também em uma explicação breve, o Padre Antonio Henrique Alves dos Santos falou da importância de se ter para toda a diocese um Diretório Sacramental, agora em processo de atualização. No fim da primeira parte do dia, apresentaram-se os principais elementos da 1ª Pesquisa Sociorreligiosa da Diocese de Santo Amaro, destacando os anseios por espiritualidade, formação, assistência (espiritual, física e mental) e acolhida.

Na segunda parte do dia, o coordenador diocesano de pastoral, Padre Flaviano Walger Schulz, apresentou os eixos norteadores da Carta da 12ª Assembleia, das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santo Amaro e do novo Plano de Pastoral (material que foi disponibilizado aos presentes). As atividades se encontram separadas e com sugestões para aprimoramento e dinamização nos âmbitos paroquial (sob proteção de Nossa Senhora de Fátima), setorial (sob proteção de Santa Dulce dos Pobres) e diocesano (sob proteção de Santo Amaro). A proposta trabalha os pilares nacionais (pão, palavra, caridade e missão) e busca criar teias e projetos de ação solidária.

Essa iniciativa será mais desenvolvida em maio, quando ocorrem os encontros da fase setorial da 12ª Assembleia, nos dias 1, 15 e 29. Contribuições a respeito podem ser enviadas para o e-mail da coordenação de pastoral: pastoral@diocesedesantoamaro.org.br.

Confira alguns momentos: (Fotos: PASCOM)

Por Pascom Diocesana fevereiro 20, 2021 21:31