Seminário Diocesano de Santo Amaro, Abade celebra 30 anos de sua inauguração!

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça março 15, 2022 18:42

Seminário Diocesano de Santo Amaro, Abade celebra 30 anos de sua inauguração!

Há 30 anos na recém criada Diocese de Santo Amaro era inaugurado o Seminário Diocesano de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio Figueiredo, atual Bispo Emérito, não permitiu que a Diocese que lhe  tinha sido confiada pelo Papa São João Paulo II ficasse sem essa estrutura tão importante por muito tempo, e com apenas 3 anos de Diocese, no dia 15 de Março de 1992, foi fundado o Seminário Diocesano.

No início da Diocese o Seminário de Santo Amaro comportava tanto os seminaristas da etapa da filosofia quanto os seminaristas da etapa da teologia, e até mesmo alguns seminaristas de ordens religiosas foram recebidos nesta casa, sendo assim todos os que se preparavam para o sacerdócio encontravam na rua Santo Alberto um lugar de oração, estudo e fraternidade.

Dom José Negri, Bispo Diocesano de Santo Amaro, visita com frequência o seminário para acompanhar de perto a formação sacerdotal, e deste modo conhecer bem os candidatos ao sacerdócio que haverá de ordenar futuramente, pois é fundamental entender que o Seminário vai além de uma estrutura física que permite que os rapazes estudem para se dedicar a vida consagrada, o seminário  é como diz o Concílio Vaticano II o “Coração da Diocese” e sua história está ligada intimamente com a história da própria Diocese tendo em vista  que os padres aqui formados partem em missão para todos os setores da Diocese e alguns até mesmo para outros países!

Pedimos, por fim, que você reze hoje de forma especial pelo nosso Seminário de Filosofia, para que Deus suscite novas vocações para sua Igreja e que sustente e anime a todos os nossos seminaristas que se preparam para a vida sacerdotal, para que amparados pelas mãos de Nossa Senhora e Santo Amaro possam um dia fazer as vezes do Cristo Bom Pastor em nossas paróquias.

WhatsApp Image 2022-03-15 at 10.22.47

Placa fixada na entrada principal do Seminário

Pe Fabricio Mendonça
Por Pe Fabricio Mendonça março 15, 2022 18:42