Retomados os trabalhos conjuntos do Plano de Pastoral de Santo Amaro nos diversos setores!
“Nós, os cristãos, identificamos Jesus Cristo com o Sol e a Lua com a Igreja. E a Lua não tem luz própria, reflete o Sol, Jesus Cristo. Que sejamos um reflexo da sua luz, do seu amor” (Papa Francisco e Papa Bento XVI, em exegeses sobre a Igreja). No sábado, 11 de fevereiro, foram retomados os trabalhos conjuntos envolvendo o Plano Pastoral da Diocese de Santo Amaro (2022-2027), nos âmbitos setorial e diocesano. Ambos visando a aprimorar intervenções em evangelização e cuidado com o próximo.
As atividades no âmbito setorial visam à construção de polos e teias de atenção que permitam melhorar a ação conjunta das mais de cem paróquias e comunidades nos 11 setores santamarenses. No âmbito diocesano, ainda mantendo a construção iniciada em 2022 com perspectiva de uma pastoral digital, neste ano serão analisados temas relativos à construção e à preservação da Casa Comum, com coordenadores, assessores e representantes de todas as Pastorais, Movimentos e Associações. Haverá também espaço para reflexão e estudo de documentos da Igreja, com foco na Doutrina Social da Igreja e na Laudato Si’.
Em todos esses encontros, realizados nos setores e na Cúria Diocesana, este primeiro momento também trouxe reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de 2023 (“Dai-lhes vós mesmo de comer!”, Mt 14,16) e o Ano Vocacional (“Corações ardentes, pés a caminho”, Lc 24,32-33), que já inspiram ações específicas em nossa diocese, como o recolhimento do quilo de alimento em atividades pastorais e a assembleia vocacional marcada para o dia 25, além da abertura do Ano Pastoral, com a presença do senhor bispo diocesano, Dom José Negri, que ocorrerá no dia 24.
Ainda foram relatados nesses encontros de fevereiro os passos e os documentos divulgados em relação ao Sínodo sobre a Sinodalidade (“Alarga o espaço da tua tenda”, Is 54,2), que terá sua primeira sessão no Vaticano no segundo semestre deste ano. E já considerando o recolhimento e a análise das contribuições locais e continentais, incluindo as enviadas pela Diocese de Santo Amaro.
Redação: Cláudio (Comissão Mista de Pastoral)