Nesta sexta-feira (04), aconteceu a Missa de Abertura do Ano Pastoral para a Diocese de Santo Amaro. Na ocasião, a Campanha da Fraternidade 2022, o Ano Diocesano do Catequista e a Admissão às Ordens Sacras de jovens seminaristas também tiveram lugar. O povo de Deus, representado principalmente por catequistas e catequizandos de toda a Diocese, religiosos, seminaristas, diácono e padres estiveram unidos ao Bispo Dom José Negri na Solene celebração.
“Este ano que se inicia, tem como característica particular a catequese: sujeitos (os catequistas) e destinatários (os catequizandos) da catequese. Por isso, invocamos aquele que é o protagonista da evangelização: o Espírito Santo.” – assim Dom José iniciou sua homilia, na qual frisou a necessidade de evangelizar, de catequizar, de educar com coragem, com perseverança e com Amor.
O Bispo manifestou sua alegria pela escuta – que a Igreja tem buscado realizar em caminho sinodal – dos mais fragilizados, dos que muitas vezes são deixados às margens e esquecidos.
O Padroeiro deste Ano Pastoral da Catequese será São João Bosco. “Ele é nosso padroeiro neste ano da catequese; ele deixou marcas profundas de um trabalho educativo na sociedade realizado com Amor” – afirmou D. José -, que ele seja para todos os professores e catequistas um modelo e, para todos os catequizandos, traga ânimo e inspiração, para sempre buscarem aprofundar-se na ciência e na fé.
Texto: Padre Lucas Alves de Almeida
Fotos: Pastoral da Comunicação