4ª Ampliada Sub-região SP, é realizada na cúria Diocesana de Santo Amaro

Ana Beatriz
Por Ana Beatriz fevereiro 24, 2024 15:45 Atualizado

4ª Ampliada Sub-região SP, é realizada na cúria Diocesana de Santo Amaro

Realizou-se na Cúria Diocesana de Santo Amaro, na manhã do dia 24 de fevereiro, o 4⁰ Encontro da Ampliada das Equipes Pastorais da Sub-Região SP, composta pela Arquidiocese de São Paulo com suas Regiões Episcopais, e as oito dioceses.
Representadas por lideranças pastorais leigas, seminaristas, religiosos e religiosas, diáconos, padres, e bispos das respectivas Dioceses.

A abertura e acolhida do encontro foi feito por Dom Odilo, Presidente do Sub-Regional .
Em seguida o subsecretário Pe. Flaviano Walger Schulz conduziu à oração com a Hora Média.

Foram apresentadas para reflexão três temáticas:
Dom Pedro Carlos Cipollini da Diocese de Santo André, partilhou da sua experiência em Roma no Processo Sinodal, trazendo informações que darão continuidade na segunda fase do sínodo, e que contará mais uma vez com a participação na escuta das Igrejas Particulares. No seguimento da apresentação, Dom Pedro deu a palavra aos participantes para contribuições e perguntas.

No segundo momento, Padre Frizzo Coordenador da Campanha da Fraternidade no estado de São Paulo, nos recordou os 60 anos de história da Campanha Da Fraternidade, interagindo Com a assembleia pediu que os participantes recordassem qual foi a campanha mais marcante na vida pessoal.
Por fim, falou do tema deste ano: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema
Vos sois todos Irmãos e irmãs (MT 23,8).

No terceiro momento, Dom Valdir José De Castro da Diocese de Campo Limpo, que participou do curso em Brasília para a preparação do Jubileu 2025 apresentou o tema do Jubileu: “Peregrinos de Esperança” destacando a história do Jubileu ao longo dos séculos na era Cristã. Enfatizou os anseios do Papa Francisco e as perspectivas para se viver o Jubileu em Roma e nas Igrejas Particulares. Ao falar do Ano Santo, recordou o convite do Papa para 2024 dedicado o Ano Da Oração.

O encontro encerrou com as considerações finais e a oração do Ângelus feita pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

Ana Beatriz
Por Ana Beatriz fevereiro 24, 2024 15:45 Atualizado