Projeto de Saúde é lançado no Cantinho do Céu

Pascom Diocesana
Por Pascom Diocesana agosto 2, 2015 10:00 Atualizado

Projeto de Saúde é lançado no Cantinho do Céu

No sábado (01/08), a comunidade do Cantinho do Céu, no distrito do Grajaú, recebeu membros de entidades sociais e órgãos públicos regionais para o lançamento de um importante projeto de saúde, intitulado “Direito Sociais e Saúde: fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política”.

Pela manhã, o público pode conferir uma palestra de José Alexandre Buso Weiller, especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, que mostrou como funcionam os principais sistemas de saúde dos países desenvolvidos, suas vantagens, problemas e grau de financiamento em comparação com SUS (Sistema Único de Saúde), que segundo Weiller, vive uma grave crise por conta do financiamento insuficiente.

A mesa da cerimônia de abertura do projeto contou com a presença (esq. para dir.) de Pe. Osvair Cavalheiro, representando Dom Fernando A. Figueiredo que teve uma participação breve no evento, pároco da Paróquia São Carlos Borromeu, Luis Bassegio, coordenador nacional do projeto, Lúcia Marques Cleto Duarte Iusim, Supervisora técnica de saúde de Capela do Socorro, Sebastião Venâncio, coordenador da Pastoral da Saúde Nacional, Seiti Takahama, coordenador local do projeto e da Pastoral da Saúde da Diocese de Santo Amaro.

Confira o resumo executivo do projeto:

O projeto “Direito Sociais e Saúde: fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política”é co financiado pela União Europeia, com apoio da CAFOD, e implementando pelo Programa Justiça Econômica. O Programa é uma parceria entre as entidades Grito dos Excluídos Continental, Rede Jubileu Sul Brasil, Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB-PS), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CNBB-CBJP), Pastoral da Saúde Nacional e CAFOD – Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales.

No Brasil, o projeto será desenvolvido em três localidades: na comunidade Cantinho do Céu, em Grajaú (SP); no grande Alvarenga em São Bernardo do Campo (SP) e na cidade de Natal (RN), com ações de incidência política em Brasília.

O projeto tem com objetivo contribuir para a melhoria do acesso dos grupos mais vulneráveis ao Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos e, com isso, reduzir as desigualdades de acesso aos sistemas de seguridade social.

Este projeto quer aumentar a capacidade de agentes, lideranças e redes da sociedade civil atuando na área da saúde pública, no financiamento e no orçamento, elaboração de proposta, monitoramento, incidência política com impactos no SUS e nos direitos básicos, para atuar junto às autoridades públicas, promovendo o controle social em beneficio dos grupos mais excluídos nas áreas do projeto.

Para mais informações:

http://www.direitosociais.org.br

 

Pascom Diocesana
Por Pascom Diocesana agosto 2, 2015 10:00 Atualizado

Encontre-nos no Facebook