Paróquia São Benedito e NS de Fátima celebra 50 anos

Por Pascom Diocesana março 24, 2015 11:34 Atualizado

Neste ano de 2015 a Paróquia São Benedito celebra o seu jubileu de ouro, saiba como iniciaram-se os trabalhos de planejamento e construção nos anos 50 até a oficialização como paróquia em 1965.

Entre chácaras e terrenos baldios se avolumavam as construções de casas populares. Era um lugar longe, não havia condução lugar nenhum. Sem asfalto em nenhuma rua, nem água encarnada e, nem tão pouco iluminação pública.

ParoquiaSaoBenedito50anos

Era o início dos ”anos 50” e o lugar a vila Babilônia. Não era um lugar esquecido por Deus, pois ele habitava o coração das pessoas que o demonstravam rezando, costumeiramente, o terço em família ou em grupo de famílias. Mas faltava mais, um local permanente para a demonstração de fé.

Em 14 de fevereiro de 1955 deu-se início às reuniões de uma comissão de moradores pró-construção de um salão capela. Essa comissão tinha como diretor o padre José Meirelles, a presidência do sr. Renhold Arnoldi, vice- presidência sr. Angelo Marquezini, a secretaria de sra. Stella Nfazzi Barbosa além de outras pessoas.

Já nas primeiras reuniões trataram da aquisição de terreno, das formas de angariar fundos, como quermesses, leilões, teatros e doações de dinheiros e objetos, como a imagem de São Benedito, doada pela família de José Francisco NOVO

No dia 30 de Abril de 1956 foi autorizado ao construtor sr Francisco Gasíglia de Queiróz o início das obras da capela em louvor a São Benedito, no terreno da rua Ajuritiba, 43.

O padre José da Concepção Meirelles, infelizmente, não pode mais acompanhar a construção da capela pois em 8 de novembro de 1956 veio a falecer

A capela iria ser inaugurada no dia 14 de abril de 1957, domingo de Ramos, mas como se tratava da quaresma, não poderia haver bandas de música e fogos de artifícios, foi no dia 6 de maio, com o padre Antonio Nery e a doação, pela família do sr. Pedra Teíxeira, a Imagem de São Pedro.

Para manter a capela aberta aos sábados e domingos, dependia de buscar padres nas paróquias como São Judas e Nossa Senhora das Graças.

Dona Benedita Novo, tendo ido a passeio pelo interior, trouxe de lá os estatutos da ”Irmandade de São Benedito” assim como as fitas e medalhas usadas pelos associados. Essa irmandade foi fundada em 1885.

A falta de iluminação pública em nada prejudicava o brilho das procissões cheias de velas, cânticos e devoção.

Com a doação de R$ 20.000,00 (vinte mil cruzeiros) feita pelo deputado Carlos Kherlakiam, em 29 de setembro de 1 958, deu-se início da casa paroquial.

Apesar de tão nova logo se tornou pequena, então em março de 1959 iniciou-se a campanha do tijolo em prol de uma igreja maior, com o padre Humberto Gambarra Galvão.

Em reunião realizada em 3 de abril de 1960, com a participação do padre Aníbal Garcione e do bispo auxiliar dom Paulo Rolam Loureiro, foi decidido que o terreno para a igreja deveria ser muito maior que o da capela, com dimensões acima de 1000 m, para poder se tornar paroquia.

Na data de 30 de novembro de 1960 foi acertado que o padre Aníbal fosse procurar o deputado Carlos Kerlakian para mudar o nome do bairro de Vila Babilânia para Cidade Leonor. Foi em 18 de outubro de 1962 que o padre Aníbal apresentou a planta da igreja, dando-se início a sua construção. Em julho de 1963 já se reunia a comunidade no salão da igreja, mesmo não terminada.

Cidade Leonor já era um bairro com características urbanas. As poucas chácaras estavam dando lugar a casas. Já haviam 2 ruas pavimentadas com paralelepípedos, a rua Barrânia e a rua Tejupá, por elas já circulavam 2 linhas de ônibus: (Vila Medeiros – Cidade Leonor e Largo São Francisco – Cidade Leonor.)

Padre Giovanni Comento continuou as obras de construção e recebeu a doação das portas da família do Sr. José Retroz

A igreja recebeu o seu vigário, padre Ferrando José Penteado, em 16 de fevereiro de 1965.

Finalmente em 7 de março de 1965, com a presença do bispo Dom Antonio Ciqueira, a igreja de São Benedito torna-se paróquia. A festa foi grandiosa, com procissão, banda de música e fogos de artifício.

Por Pascom Diocesana março 24, 2015 11:34 Atualizado