Back to homepage

15/02/2023

Ordenação Episcopal
01/05/2023

Nascido aos 19 de abril de 1972, na cidade de Apucarana, no Paraná, Marcelo Antônio da Silva, desde tenra idade viveu a fé católica em seu lar.
Ingressou no Seminário Diocesano de Santo Amaro no ano de 1991. No período de formação seminarística cursou Licenciatura Plena em Filosofia (1991-1993) no Centro Universitário Assunção (UNIFAI – Brasil). Em 1997 recebeu o título de Bacharel em Teologia pela mesma Universidade, com a monografia: “A Celebração da Páscoa Cristã: Celebrações do Tríduo Pascal e Seus Símbolos”.
Em 01 de novembro de 1997 – Festa de todos os Santos – foi ordenado presbítero pelas mãos de S. Ex.ª Revma. Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Forania Santo Amaro.
Logo que ordenado sacerdote, em 03 de novembro de 1997, foi nomeado e empossado reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, onde desempenhou seu ministério sacerdotal por 7 anos. Em 2002 aprofundou os estudos na língua latina e grega pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI – Brasil).
Em 13 de fevereiro de 2005, Pe. Marcelo foi feito Pároco da Paróquia Sagrada Família – Forania Santo Amaro, onde pastoreou por 6 anos. Em 2006 iniciou seus estudos de aprofundamento no campo da Teologia Moral cursando Mestrado em Bioética no Centro Universitário São Camilo. Recebeu o título de Mestre com a dissertação: “Interface entre Teologia Moral e Bioética – o Serviço à Vida Humana” no ano de 2008.
Em 2010 conclui a especialização em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pontifícia Academia para a Vida, com o estudo: “Alguns Marcos do Desenvolvimento da Teologia Moral e Sua Colaboração com a Ética Médica e a Bioética”.
Aos 13 de fevereiro de 2011 a Paróquia Nossa Senhora da Esperança – Forania Veleiros recebe o Pe. Marcelo Antônio como seu pastor e cura de almas, onde permaneceu por 8 anos. Em sua formação complementar estudou no Centro Universitário São Camilo, USC, “os Desafios da Ética, da Vida e da Saúde”.
No período de 2012-2015, compondo o corpo docente do Instituto São Boaventura, prossegue seus estudos acadêmicos, tornando-se Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, USC – Brasil, com a tese Strictu Sensu: “A Contribuição do Pensamento Personalista de Karol Wojtyla para a Bioética”.
Neste mesmo ano de seu doutorado (2015), assume como Diretor Geral o Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura, onde os seminaristas diocesanos recebem a formação Intelectual em vista da ordenação.
Tendo em vista as necessidades pastorais e administrativas da Diocese de Santo Amaro, em 09 de dezembro de 2019, Dom José Negri, nomeia Pe. Marcelo A. Silva como Vigário Geral. Aos 29 do mesmo mês é empossado pároco na Paróquia São Pancrácio – Forania Veleiros, onde trabalhou até o presente.
Visando o ofício de Vigário Geral, no ano de 2022, Pe. Marcelo Antônio da Silva recebe o título de Monsenhor, passando a ser chamado carinhosamente pelo clero e por todo o povo de Deus de Mons. Marcelinho.
Atualmente, Dom Marcelo Antônio da Silva é Diretor Acadêmico e Professor de Ética e Bioética do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura; Coordenador dos Cursos de Filosofia e Teologia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Diocese de Santo Amaro.