Projeto voltado para Saúde Pública será lançado no Cantinho do Céu

Por Pascom Diocesana julho 28, 2015 16:40 Atualizado

Projeto voltado para Saúde Pública será lançado no Cantinho do Céu

O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e Incidência Política” será lançado no próximo sábado, dia 1 de agosto, no complexo Cantinho do Céu, em Grajaú, zona sul de São Paulo. O lançamento acontecerá a partir das 8h, com palestra, apresentações culturais e coquetel de encerramento, no Céu Navegantes.

O objetivo do projeto é contribuir para a melhoria do acesso dos grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde publica (SUS), assegurando que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de seguridade social.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, o complexo Cantinho do Céu, em Grajaú, sofre com sério problemas relacionados ao tema. Há anos a população reivindica, por exemplo, a implantação de uma Unidade Básica de Saúde. Para fortalecer essa demanda um abaixo-assinado está circulando pelo bairro e será entregue às autoridades.

Para Seiti Takahama, coordenador local do projeto, em um país marcado pela desigualdade social e de violência, são necessárias ações que promovam a inclusão da população de baixa renda, e da implantação de projetos sociais. Buscando-se a reestruturação social e cultural e educacional, que historicamente dele foram alijadas.

Rosana Lima, moradora do Cantinho do Céu, fala que iniciativas com estas podem aproximar mais os moradores e unificar as lutas através das formações, do conhecimento. “O projeto vai ajudar muito nas dificuldades que as pessoas têm para abri horizontes. Como as comunidades são muito distantes vamos ter possibilidade de conversamos, de formação, de colocar em prática nosso direito. Com relação aos postos médicos, a maioria usa os que estão próximos, mas outros moradores não usam porque não temos”, falou.

O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a cidadania e a incidência política” tem apoio da Cafod e União Europeia e é implementado pelo Programa Justiça Econômica, uma parceria entre o Grito Continental, Pastoral Nacional da Saúde, Pastorais Sociais (CNBB) e Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura

9h – Palestra “Gestão e Financiamento do SUS”, com assessoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES)

10h30 – Café