Padres participam de palestra sobre Segurança em Redes Sociais na Cúria Diocesana

Por Pascom Diocesana novembro 6, 2014 13:44 Atualizado

Alguns padres da Diocese de Santo Amaro e também Dom Fernando A. Figueiredo, participaram na manhã da quarta-feira dia 05 de novembro, de uma importante palestra a respeito da segurança nas redes sociais, principalmente no Facebook.

Palestrante Walter Gheller

O palestrante foi Walter Gheller, australiano, formado em Tecnologia da Informação na Australian National University, com 30 anos de experiência em vários países do mundo inclusive como Cônsul da Austrália no Brasil entre 1995 e 1999, além de atuar como consultor sênior para o governo federal da Austrália, principalmente em assuntos relacionados a segurança.

Walter iniciou a palestra demonstrando a importância e impacto das redes sociais na sociedade, segundo dados apresentados são aproximadamente 260 redes sociais diferentes no mundo (Julho/14), sendo o Facebook a maior em número de usuários e por este motivo esta foi a rede social que Walter destacou em sua apresentação.

Quem já leu os termos do Facebook antes de se inscrever?
O Facebook tem um enorme poder de compartilhamento de informações em rede, mas quem antes de concluir a sua inscrição leu atentamente aos termos da rede social? São poucos ou quase ninguém que realmente dá atenção a estas claúsulas, e aí está o primeiro ponto destacado pelo palestrante.

“Tudo o que nós publicamos através do Facebook, inclusive dados pessoais são de propriedade da rede social que pode e vende estas informações para terceiros, principalmente empresas com fins comerciais. Sendo este mecanismo a principal fonte dos bilhões de dólares que a empresa fatura anualmente.

Se você é um daqueles que postam todos os acontecimentos da sua vida, desde os pratos que você saboreou, momentos pessoais em família, rotina do trabalho, a nova TV de 50”, o carro novo, a viagem a Paris e tudo mais relacionado a sua vida particular, pois saiba que isto não é informação útil para ninguém, em nenhuma rede social, a não ser que o usuário do Facebook queira facilitar a vida dos bandidos e pessoas mal intencionadas que utilizam deste canal aberto de informações privadas para praticar crimes, virtuais e também reais” segundo explicou Walter.

Palestra Segurança em Redes Sociais

O foco da rede social não é promover o egoísmo, causando a inveja e despertando a cobiça no ‘amigo’ que por ventura não desfruta de tudo o que você publica, mas sim o compartilhamento de informações úteis e de interesse para toda a comunidade.

Walter ainda deu dicas importantes de ações de segurança no Facebook, que ajudam a proteger suas informações e dados pessoais, além de apresentar alguns aplicativos que ajudam na prevenção de rastreamento de localização em fotos e dados de navegação do usuário.

Para concluir um importante conselho:
Mídia Social é um excelente meio de comunicação, mas cautela ao compartilhar informações.

Confira mais algumas fotos da Palestra:

Fotografia: Emerson Borges – PasCom

Por Pascom Diocesana novembro 6, 2014 13:44 Atualizado