Mons. Catelan assessora encontro das Forças Vivas da diocese

Por Pascom Diocesana outubro 28, 2017 21:08 Atualizado

Mons. Catelan assessora encontro das Forças Vivas da diocese

Para nos ajudar a viver o ano do laicato (nov 2017-nov 2018), proclamado pela Igreja no Brasil (CNBB) e os dois anos da juventude, em nossa diocese (2018/2019), Monsenhor Antônio Luiz Catelan veio assessorar nosso encontro das “Forças Vivas”, nesta manhã de sábado, 28 de outubro.

Num primeiro momento, a partir de um resgate histórico, o assessor falou sobre a importância de superarmos o binômio laicato/hierarquia (onde os leigos são considerados quase que uma “segunda classe” de cristãos) e o substituirmos pelo binômio “comunidade/ministérios”, que se pauta pela lógica da comunhão e no qual somos todos membros do povo de Deus. Neste novo paradigma, não nos diferenciamos em dignidade, mas somente nas funções e ministérios, sempre para o serviço.

No que se refere à juventude, Monsenhor Antônio Catelan apresentou dois tripés (que também podem ser aplicados a todos os leigos).
Vida comunitária (ou “comunitariedade”): é preciso cultivar a vida comunitária, cuidar da vida fraterna, aprender a mediar os conflitos, ser testemunho de fraternidade. Trata-se de despertar o desejo de viver a experiência comunitária, em outros jovens.
Missão (ou missionariedade): nossas comunidades precisam ser abertas e cultivar a criatividade, ir ao encontro das pessoas e de suas realidades.
Ministérios (ou “ministeriedade”): todos temos carismas, dons que devem ser vivenciados como serviço e não como exercício de poder.

Ainda segundo, Mons. Catelan, para os ministérios ainda há outro tripé, a saber:
Espiritualidade: cultivo permanente da oração (pessoal e comunitária), da intimidade com Deus, da amizade com Jesus.
Formação: formação inicial e permanente, que inclui cuidar da metodologia, da linguagem.
Organização diocesana: organizar melhor em setores, promover fóruns para se estudar o perfil da juventude na diocese; definir estratégias etc.

O encontro terminou com um bate-papo bastante interessante, que incluiu perguntas, contribuições e sugestões de encaminhamentos. Foi de fato, uma manhã bastante rica para toda diocese.

DOM JOSÉ ANUNCIA PRÓXIMO ENCONTRO E DATAS IMPORTANTES

Nesta ocasião Dom José anunciou o próximo encontro das forças vivas: 03 de março de 2018. Também convidou todos para o encerramento do ano mariano na diocese e para a abertura do ano do laicato, no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, bem como para o aniversário de 50 anos de sacerdócio de Dom Fernando, no dia 16 de dezembro às 15h.

Com a colaboração de: Pe. Leomar Nascimento / FOTOS: Wallace Fernandes (Paróquia Cristo Ressuscitado)

Confira alguns momentos:

Por Pascom Diocesana outubro 28, 2017 21:08 Atualizado