Catorze seminaristas são instituídos dos ministérios do leitorato e acolitato

Por Pascom Diocesana agosto 25, 2017 23:55 Atualizado

Acolitato-2017 (6)Na noite desta sexta-feira, 25 de agosto, catorze seminaristas dos seminários diocesanos e também das congregações reliogiosas que atuam na diocese, deram mais um passo em direção ao altar ao receberem o Ministério do Leitorato e Acolitato. A celebração, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Negri, pime, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Cidade Dutra. A missa foi concelebrada pelos reitores dos respectivos seminários e pelo promotor vocacional Pe. Ancelmo Dantas. Também marcaram presença, outros padres e demais seminaristas da diocese.

Os seminaristas diocesanos e religiosos que foram instituídos nos ministérios foram estes: Frei Edson Raimundo, Frater Antonio José, Fabrício Mendonça, Frater Pio da Cruz, Frater Ailton Carlos, Diogo Alves Nogueira, Frater Miguel da Misericórdia, Lucas Alves, Frater Ismael Maria, Régis Marcelo, Frater Pedro da Cruz, Henrique Gonçalves, Frater João Pedro, Craig Kinneberg.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extra ordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.

Confira alguns momentos da missa: (Fotos: Dau Gomes Fotografia)

Por Pascom Diocesana agosto 25, 2017 23:55 Atualizado