Back to homepage

Chancelaria da Diocese de Santo Amaro

Funções

As funções  deveres da Chancelaria são definidos pelo Código de Direito Canônico nos cânones 482-491. O Chanceler é o notário e secretário da Cúria sendo responsável por preparar provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, documentos sacerdotais, consultas, e por despachar os atos do Bispo. Ainda, nos atos da Cúria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo Bispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.

A Chancelaria também é responsável por:  organizar e tutelar o arquivo diocesano;  anualmente, editar o catálogo diocesano;  recolher dados estatísticos das paróquias, instituições e organismos da igreja presente na diocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.

Expediente da Chancelaria

De Segunda à Sexta –  8h às 17h30